Ene Capítulos

Blog sem censura. Aqui há escrita, críticas, opiniões e tudo o resto. Fala-se de tudo sem tabus. Do facto mais erudito, ao evento mais banal. Podem comentar o que quiserem e da forma e linguagem que entenderem.

quarta-feira, setembro 06, 2006

NOVELAS FUTEBOLÍSTICAS

Porque é que há 10 ou 15 anos abri o precedente sobre o tal penalti, que, afinal, não deveria ter sido marcado? Porquê? Ainda hoje amaldiçoo esse dia... O discutir futebol, neste país de brandos costumes, é visto um pouco como ritual de passagem à idade adulta. Como quando um gajo começa a fumar, para se afirmar no seio do grupo. O que eu nunca pensei é que passado década e meia, aquela pequena dissertação me continuasse a perseguir. Não me levem a mal... Eu gosto de futebol, enquanto desporto. O que eu não suporto são as novelas que se geram à volta do mundo da bola. Isso de andar a discutir o fora de jogo do jogador Y, durante uma semana inteira, não pode ser psicologicamente saudável. Acreditem meus amigos, quando vos digo que existem coisas muito mais interessantes, com as quais ocupar o vosso tempo livre. O problema com o qual agora me deparo é realmente grave. Quando me dizem que o Presidente do meu clube tentou comprar árbitros ou que o jogador X marcou um golo fora de jogo e eu, muito sinceramente, digo que não tenho conhecimento do sucedido, o gracejo irónico ecoa. A resposta é pronta e imediata: “Ah!!! Agora não sabes de nada!!! Né?!” Eu tento manter a minha posição dizendo que realmente gosto de ver uma partida de futebol, mas não tenho por hábito lembrar-me de todos os lances ocorridos durante 90 minutos, para depois discuti-los num banco de jardim. Aliás, eu nem sei o nome dos árbitros e nem me lembro de todos os clubes que militam na chamada Superliga. Nem sei quantas ligas se disputam em Portugal. No meu entender ligas são coisas de gaja, que até acho que ficam melhores sem elas... Não faço a mínima ideia para onde foi vendido o jogador Z e qual o montante envolvido na transferência. Para mim Mateus é uma marca de vinho Rosé, que só se consegue engolir quando está bem fresquinho. Mas tarde demais. O mal já foi feito, naquele execrável dia em que me armei aos cucos e decidi que já era grandinho para discutir o futebol. No fundo, uma linha ténue separa o Futebol das Telenovelas. A diferença entre ambos é que as últimas têm cenas dos próximos capítulos, enquanto que no primeiro são feitas cenas dos capítulos anteriores...

Sem comentários:

Powered By Blogger