Ene Capítulos

Blog sem censura. Aqui há escrita, críticas, opiniões e tudo o resto. Fala-se de tudo sem tabus. Do facto mais erudito, ao evento mais banal. Podem comentar o que quiserem e da forma e linguagem que entenderem.

quinta-feira, abril 27, 2006

O GOSTO DAS COISAS

Será impressão minha ou as coisas antes tinham um sabor diferente? Não sei porquê, quando era puto um pastel de nata ou um bife de vaca tinham um sabor totalmente divergente do de hoje em dia. Não me confondam! Não sou saudosista, nem tão pouco quero que o tempo volte para trás, como se diz na canção... Gosto de viver nesta época de inovação e informação. No entanto, quando tinha 10 anos, por exemplo, consumia um pastel de nata e aquele momento completava-me totalmente, enchia-me o paladar. Hoje em dia, quando como um pastel de nata, não me satisfaz minimamente. Não me sabe a nada! Tudo bem que é doce, mas pouco acrescenta ao açúcar com que é generosamente confeccionado. No que concerne ao bife de vaca, nos tempos correntes higienicamente embalados em páletes de plástico, o problema é ainda maior... Às vezes são tenros, outras duros. Às vezes são finos, outras grossos. Mas sabem sempre ao mesmo, ou seja, a nada! Aliás, minto, infelizmente têm sabor, embora este não coincida com o código genético adequado ao alimento. À coisa de dois meses fritei, por engano, a embalagem em vez dos bifes propriamente ditos, que foram parar ao contentor do lixo. Ingeria já o refinado cozinhado, quando a minha esposa fez menção ao ar relativamente pálido da carne... Realmente os alimentos estão a mudar. Pode ser defeito meu, mas toda a comida está com sabor diferente. As couves sabem-me a borracha. As cenouras a madeira. A fruta tem os mais variados sabores, menos os que originalmente me lembro. O frango sabe-me a esponja. O peixe a metal. Será isto realidade ou apenas o Matrix a fazer das suas...? Por outro lado poderá o paladar alterar com a idade? Tantas questões e tão pouco conhecimento... O segredo da cozinha moderna está no tempero. Um pedaço de carne sabe a pimenta, alho ou cebola. Só não sabe é a carne! Acho que é um sinal dos tempos...

1 comentário:

Piotr Fr disse...

Caro capitulo: tenho umas observações a fazer a este seu comentário (com isto já la vão 3 linhas sem ter escrito peta).
Esse reação a esses alimentos pode dever-se a varios aspectos. Como deve saber, pasteis de nata com bifes de vaca não vão não bem em conjunto. Logo, esse seu "trauma" (chamemos-lhe assim) pode dever-se a uma eventual mistura dessas numa juventude já longuinqua. É que o seculo XIX já lá vai e quer queira quer não, a idade pesa.
Mas se eventualmente não for este o caso, bom, entao só pode ser de alguma desordem nas papilas (não separar a palavra, sff) gustativas, e que só com acompanhamente médico é que vai la.
Se, no entanto nenhuma destas coisas forem, entao terá toda a razão, a comida de facto não é o que era.
Cos os melhores cumprimentos e se for o caso, as melhoras :D

Powered By Blogger