Ene Capítulos

Blog sem censura. Aqui há escrita, críticas, opiniões e tudo o resto. Fala-se de tudo sem tabus. Do facto mais erudito, ao evento mais banal. Podem comentar o que quiserem e da forma e linguagem que entenderem.

terça-feira, novembro 22, 2005

Tás mais…

E as pessoas insistem! Continuam permanentemente a salientar que estamos mais fartos. Como se não chegasse a humilhação introspectiva que a gordura que se acumula na cintura, vulgo pneu, nos faz sentir, estas criaturas têm a necessidade de gritar para o mundo a nossa condição obesa. Ok, estou gordo! Ok... consigo percebê-lo! Sim, porque eu não sou daqueles que se auto-engana! Estou gordo e não tenho problemas em afirmá-lo. Mas, o que me irrita, nem é o pneu que venho adquirindo, de forma regular e constante, ao longo destes últimos anos. Eu nem me preocupo muito com isso. Nunca fui um Don Juan, e não é agora que tenciono começar a sê-lo. O que realmente me aborrece são as pessoas que não sabem ver e calar. Tenho para mim a ideia de que esta conversa do: “Ah e tal tás bom! Pareces mais gordo!” – é um bocado como o paleio do tempo. Isto é, quando as pessoas não sabem o que dizer, decidem mandar esta acha para a fogueira do diálogo. Ainda por cima, os gajos que falam disto vêem-me todos os dias. Basta ressalvar o facto de estar mais gordo uma vez por mês, ou vá lá, todas as semanas. Tudo o que for para além disso torna-se monótono, e pode ser conotado como falta de imaginação.

O que se torna particularmente indigno é que estes sujeitos escolhem os momentos menos propícios para lançar estas deixas. Como quando estás rodeado de um grande número de pessoas, das quais algumas até te respeita. De preferência na presença de meia dúzia de miúdas atraentes. Mas dizia eu que, são estas as alturas em que se larga a frase: “Então?! Tás mais gordinho Miguel?!” Mas o que é que estes indivíduos procuram. Pretendem denegrir a minha imagem em público. Sem dó nem piedade. Ou, por outro lado, pretendem eles próprios ser enxovalhados, na sequência de uma reacção natural que possa ter a esta observação. Mas chateia o facto de, normalmente, estas pessoas são sempre magras, ou mais elegantes do que tu. Um gajo fica um bocado sem argumentos! Talvez algo tipo assim:

- Bom dia Miguel! Tás mais gordinho!
- Tens razão pá! Mas olha que tu perdes-te peso, hum!
- Achas? Eu não noto nada!
- É pá... Mas eu noto! Principalmente em termos cerebrais! Deves ter emagrecido uns bons 500 gramas de massa cinzenta!
- ???

No entanto, isto é capaz de não dar muito resultado. Não sei se esta classe populacional, sim porque esta é uma característica de uma dada franja da sociedade, usualmente ligada a famílias bem, sapatos Portside e camisas Sacoor, perceberá a indirecta. É mais fácil quando as pessoas têm, elas também, defeitos ou marcas de carácter físico:

- É pá oh Miguel! Tás mais cheiínho!
- Olha tu, com essa cinta, nem se nota o pneu!
- Qual cinta?
- Esta aqui [stretch!]. E o capachinho hoje está muito bem disfarçado!
- Mas eu não tenho capachinho!
-
Tens razão [paf!]. Onde é que eu tinha a cabeça! Tens é um couro cabeludo cabriolet, que involuntariamente ficou agarrado à minha mão!

2 comentários:

Anónimo disse...

Epah, estás mesmo mais gordinho... ;)

capitulo disse...

Caro Anonymous:

Com efeito estou mais gordinho! Mesmo assim ainda se arranja espaço para algum colestrol. Noutro dia para apertar os ténis tive de meter uma cinta para fixar a barriga. Se isto continua assim vou ao Talon para uma cura de emagrecimento através de porrada. Dizem que resulta...

Agradecendo a sua preocupação pela nossa saúde,
despeço-me cordialmente

Powered By Blogger