Ene Capítulos

Blog sem censura. Aqui há escrita, críticas, opiniões e tudo o resto. Fala-se de tudo sem tabus. Do facto mais erudito, ao evento mais banal. Podem comentar o que quiserem e da forma e linguagem que entenderem.

domingo, novembro 20, 2005

Condições meteorológicas podem ser contagiantes


Um grupo de cientistas anunciou ontem que as condições meteorológicas podem ser contagiantes. Com efeito, após estarem enjoados de ouvirem expressões do tipo: “Tá um frio do cacete!” ou “Tá um calor que não se pode!”, o colectivo decidiu efectuar um aprofundado estudo sobre a possível influência do estado do tempo nas pessoas. Mais concretamente, se as condições meteorológicas podem alastrar por contágio. O grupo de estudo inter-disciplinar, conta com meteorologistas, psicólogos, sociólogos, geógrafos, matemáticos, etc., e chegou a algumas brilhantes conclusões. Assim, quando se faz a pergunta: “Hoje está mais frio, não acha?”; 95% dos indivíduos concordam imediatamente. Desta parcela, 49% das pessoas podem ainda nem ter saído de casa nesse dia. De ressalvar que este estudo realizou-se nos trópicos e baseou-se num universo heterogéneo de mais de uma centena de indivíduos, mantidos isolados de qualquer sugestão ou contágio exterior, e que 10% desta amostra era esquimó. Outra experiência consistia no famoso colete de lã. Para aqueles pouco familiarizados com este método, trata-se de trajar um indivíduo com um simples colete de lã. No dia seguinte é garantido que pelo menos 50% das pessoas do seu meio vestirá a mesma peça de vestuário voluntariamente. Para o sexo feminino, a peça a utilizar será a camisola de gola alta. Também se lançou a deixa: “Esta chuva não há meio de parar, hum?”, em dias de sol radioso. Por incrível que possa parecer, 75% da amostra anuiu automaticamente, sem sequer olhar pela janela, e destes os que tinham mais de 40 anos, acrescentavam: “E isso dá-me cabo do reumático!”. Uma parcela de 15% ficam na dúvida, mas após uma breve consulta à janela contradizem. Os restantes 10% – os esquimós – contradizem peremptoriamente e afirmam: “Tás parvo ou quê? Aquilo é neve!”. A última experiência realizada consistiu em apontar para o extenso areal da praia e comentar: “Ia pá! Olhó nevão que caiu ontem de noite!”. Aqui, as reacções foram das mais diversas. Cerca de 70% do universo estudado, calçou as luvas e foi para a rua fazer bonecos de neve, enquanto que 20 % decidiu ficar por casa e acender a lareira. Os 10% que sobejaram – os esquimós – tentaram desenfreadamente fazer um buraco no mar (que julgavam ser gelo), para iniciar a época de caça à foca.
Uma primeira hipótese formulada pelo grupo de estudiosos, aponta para que os fenómenos meteorológicos sejam mesmo contagiantes, e se transmitam pelo poder da sugestão. Não obstante esta forte probabilidade, os cientistas reservam uma opinião definitiva para o fim desta experiência, cuja segunda parte irá começar para a próxima semana, e que se debruçará sobre o fenómeno do calor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Mano! Como não tenho o teu endereço, faço-o por este meio. Tenho visitado o teu "blog" e acho-o divertido! Sabes a Familia Roseira também tem um - "roseiras.blogspot.com"

Beijos para todos

Powered By Blogger