Rubrica – As Perguntas Que Nunca Foram Feitas III
Seguindo a orientação já delineada para a presente rubrica, Ene Capítulos foi conversar, em amena cavaqueira diga-se de passagem, com um dos políticos mais emblemáticos do passado século (ou do anterior, ou assim). Encontrámos um Aníbal Cavaco Silva simpático e conversador, mas ao mesmo tempo preocupado, não só com a situação económica do país, mas também com a constituição do seu próximo tabu, ainda sem tema. A este político com P grande decidimos perguntar: “Será essencial ser mentiroso compulsivo para se ser político?”
Ene Capítulos (EC) – Bom dia Professor Cavaco Silva e obrigado por nos receber!Aníbal Cavaco Silva (ACS) – Bom dia e não tem nada que agradecer. Sou o presidente de todos os portugueses, portanto recebo toda a gente.
EC – Mas professor, ainda não é Presidente...
ACS – Quem lhe disse a si?
EC – É que ainda não se realizaram as eleições presidenciais...
ACS – Ora... um mero pró-forma. Não se esqueça que eu nunca me engano e raramente tenho dívidas. Perdão... dúvidas.
EC – Pois nota-se. Mas professor, diga-nos por favor será essencial ser mentiroso compulsivo para se ser político?
ACS – Pois olhe... para dizer a verdade, não... hum... ajuda bastante.
EC – Poderia aprofundar mais um pouco professor?
ACS – Claro que sim. Olhe o meu exemplo. Na realidade, eu sou uma besta-quadrada, como todo o povo português teve oportunidade de assistir durante a minha governação, principalmente o segundo mandato.
EC – Sim, mas o que é que isso tem a ver?
ACS – Pois que eu no fundo sou uma pessoa antipática e com alguma arrogância. Agora desde que sou Presidente da República ando para aí a distribuir charme, sempre com um largo sorriso no rosto e com a Cavaca – a 1ª dama – pelo braço.
EC – Desculpe mas volto a frisar que ainda não é Presidente da República.
ACS – Você acha que se não tivesse a certeza que seria, alguma vez me candidatava? Já chegou levar nas ventas em 1996. Arrastei um tabu durante meses a ponderar todos os possíveis cenários eleitorais. Cheguei à conclusão de que só perderia contra D Afonso Henriques ou D Sebastião. Como o primeiro já morreu e o segundo desapareceu já há algum tempo, deduzo que tenho fortes possibilidades de ser o próximo Presidente.
EC – É pá você é incrivelmente mentiroso! Ninguém fez sondagens com os antigos reis de Portugal.
ACS – Quem lhe disse a si? Consegue provar o que diz?
EC – Não. Mas o professor também não consegue provar que foram feitas.
ACS – Mas isso é irrelevante. No nosso país basta mandar para o ar a suspeita para as coisas começaram a funcionar.
EC – Pois realmente é verdade. E diga-nos professor, se vencer as eleições quais as promessas ou primeiras medidas que executará?
ACS – Olhe vou dar uma barra de ouro a cada português.
EC – Não pode ser!
ACS – Pois não! Estava a brincar. Os meus consultores de imagem dizem que, de vez em quando se deve atirar uma piada. Dizem que é a imagem de marca do político moderno.
EC – Isso é estúpido!
ACS – Pois é, mas também não interessa! No entanto, posso-lhe garantir que irei inscrever o Tabu como matéria obrigatória nos currículos da Filosofia.
EC – Acha isso uma boa medida?
ACS – Nem por isso, mas apetece-me.
EC – E pode adiantar mais alguma coisa?
ACS – O TGV vai ser construído em cinco meses e passará por todas as estações e apeadeiros. Além disso, haverá um novo aeroporto da Ota em cada concelho de Portugal. Adianto ainda que Cahora Bassa irá ser transferida para o nosso país, acompanhada pelo Rio Zambeze.
EC – Mas isso é impossível?!
ACS – Pois é! Por isso é que dá jeito ser mentiroso compulsivo...
3 comentários:
How many bloggers make money?
Also from AdTech NY: It is said, Copeland noted, that there are more than 18 million bloggers.
Find out how to buy and sell anything, like things related to quality assurance highway construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like quality assurance highway construction!
Tiveste sorte em apanhar o Professor Aníbal bem disposto!!! Coisa nunca vista nos últimos 25 anos.
Aha! Apanhei-te um erro! Em vez do ACS devias querer dizer MS...
Enviar um comentário