Ene Capítulos

Blog sem censura. Aqui há escrita, críticas, opiniões e tudo o resto. Fala-se de tudo sem tabus. Do facto mais erudito, ao evento mais banal. Podem comentar o que quiserem e da forma e linguagem que entenderem.

quinta-feira, outubro 27, 2005

Vento ou Bento...

Hoje, ao que parece, será um dia de grande ventania no território continental. Essa coisa do vento andar para aí a soprar que nem um louco, tem os seus dias contados. Efectivamente, e à luz do novo código, quando este apanhar um guarda da GNR estará, sem qualquer sombra de dúvida, lixado.
Ora o vento anda maluco pelas paisagens do nosso Portugal, quando de repente...
GNR – Ó meu amigo. (continência) Encosta aí se faz favor!

Vento – Boa tarde Sr Guarda. Algum problema?
GNR – Olhó espertinho... Algum problema diz ele. Os seus documentos!
Vento – Aqui tem Sr Guarda. Mas passa-se alguma coisa.
GNR – Passa-se alguma coisa!? Ainda pergunta!?
Vento – Sim...?
GNR – Atão o Sô Vento não reparou que anda p’raí com rajadas que podem alcançar 100 km/h nas terras altas!?

Vento – Sim. Mas eu sou o vento...
GNR – Por mim até podia ser o Papa. O código é p’ra cumprir.
Vento – Não, não. O Papa é o Bento. Eu sou o Vento.
GNR – Já disse ao meu amigo qu’isso não m’interessa. Isso d’andar em plena Serra da Estrela a assoprar a 100 km/h é muito perigoso e constitui uma grave transgressão ao código da estrada.

Vento – Mas eu sou o Vento. Tenho de soprar. É a minha razão de existir!
GNR – A mim não m’interessa nada essas metafísicas. o Código é o código. E é p'ra cumprir. Faz favor assoprar aqui p’ró balãozinho. Mas olhe nada de rajadas ou brincadeirinhas. Senão...

Vento – Senão o quê... Não me diga que me vai dar com o cacetete. Eu não sou um corpo material...
GNR – Ai é! E se eu alterar a pressão do anticiclone que afecta o estado do tempo em Portugal continental?

Vento – É pá, pronto! Não faça isso Sr Guarda.
GNR – Tá bem! Atão nada de maroscas.
Vento – (soprando para o balão)
GNR – É pá! Você tá p’raí com uma concentração de monóxido de carbono, que só visto.
Vento – A culpa não é minha Sr Guarda. O ar é que está muito poluído.
GNR – Pois, pois... Olhe desta vez escapa com um aviso. Mas veja lá se vai alterar a pressão mencionada nos seus documentos na Conservatória de Registos Climáticos, quisso dá direito a coima.
Vento – Ok Sr Guarda.
GNR – E acenda os médios qu’o tempo tá escuro!
Vento – Sim Sr Guarda.
GNR – E veja lá se diminuí a intensidade das rajadas, que não há chapéu de chuva qu’aguente.
Vento – Combinado Sr Guarda!
GNR – É que, aqui entre nós, já se sabe que os chapéus de hoje, comprados nas lojas do chinês, não são muito resistentes.
Vento – Assim farei. Boa tarde Sr Guarda!
GNR – Boa tarde e juizinho... Ah estes fenómenos climatéricos...

Sem comentários:

Powered By Blogger